terno-cinza

Ainda é comum colocar no convite o tipo de traje que você deve vestir em um evento. E junto com o convite sempre surgem várias dúvidas do que significa cada um dos estilos (Traje Esporte, Passeio, Passeio Completo ou Social, Black Tie, etc.).

Conheça a diferença de cada um dos tipos de trajes comuns em festas e cerimônias:

Traje Esporte

O traje esporte é o mais fácil e informal que pode aparecer em um convite, geralmente usado para eventos durante o dia e sem muita formalidade.

Você pode usar calça jeans, sarja ou mesmo social, camisa, camiseta com blazer, polo, etc. É dispensável o uso de gravata e sapato social. Sendo assim, você pode usar todos os tipos de calçados, mas é sempre bacana optar por modelos mais estilosos.

Traje Esporte Fino (Passeio)

O Esporte Fino, também chamado de “Passeio”, é um pouco mais formal do que o Esporte. Nesse caso pede uma calça mais social, sapato e paletó. O que fica dispensável é o uso da gravata.

Em dias mais frios você pode usar uma malha (por cima da camisa) ou até um colete social.

Traje Social (Passeio Completo)

O Traje Social, que aparece algumas vezes com o nome de “Passeio Completo”, é o mais usado em cerimônias de casamento, formaturas, reuniões e eventos mais formais.

Ele pede o uso do terno + gravata e, lógico, cinto e sapato social. Para os eventos de dia você pode optar por combinações mais claras, já para noite o ideal é usar ternos mais escuros.

Traje de Gala (Black Tie)

O Traje de Gala ou “Black Tie” é o mais elegante de todos e é normalmente usado para grandes cerimônias ou premiações. Nele é obrigatório o uso de smoking e gravata borboleta.

Em cerimônias mais sérias recomenda-se optar pelo clássico smoking preto (ao estilo 007). Já para premiações com um toque informal (como as da indústria do cinema e da música), as cores são bem-vindas.

 

E ai Gostou!? então compartilhe essa matéria e mostre mais essa novidade.
Deixe seu comentário aqui abaixo pra trocarmos uma idéia.

by Felipe Correia

Fonte: MPH